terça-feira, 30 de setembro de 2014

Final do 1º tempo

Olá guerreiros, ontem foi dia de quimioterapia e hoje me sinto bem melhor.
Bem, eu cheguei na metade do tratamento, fechei o segundo ciclo (4 sessões de quimioterapia).
Agora preciso esperar os dias passarem porque dia 14/10 eu vou repetir o exame PET SCAN pra comparar com o primeiro e pra saber se o tratamento está sendo eficaz. Se Deus quiser o resultado vai ser maravilhoso!
Esses dois meses pra mim passaram se arrastando, uma eternidade. Do dia da primeira quimioterapia que já contei aqui como foi até a de ontem muitas coisas acontecera, sofri com as reações, que foram muitas: náuseas, enjoei muito, vomitei muito, fiquei dolorida dos pé a cabeça por causa da força pra vomitar, por que até hoje eu não sei vomitar, faço um escândalo a parte rsrs, dor de cabeça, dor no corpo todo, oscilações de frio e calor em um espaço de 20 minutos durante a noite, formigamento nos pés, tontura, quase desmaiei duas vezes, fraqueza, indisposição, fome sem vontade de comer, rejeição de algumas frutas que são boas pra complementar minha alimentação mas me deram indigestão, constipação que me deixou vários dias sem ir ao banheiro e quando fui foi sofrimento triplicado, coceiras no corpo e isso sim é um estrago, manchas nas pernas que começaram avermelhadas e ficam muito escuras e inchadas, as coceiras não me deixam dormir e não pensei que uma coisinha tão boba ia ficar tão grande, tão persistente e tão estressante, estressante ao ponto de me fazer chorar, chorar muito e ainda preocupar minha família por isso. Sei que no dia que acordei e ao invés de dar bom dia cai num choro inconsolável, deixei minha mãe e minha irmã tristes também e depois me arrependi, porque em todos os meus momentos de desespero eu sempre desabafei com meu travesseiro, justamente pra não sobrecarregar qualquer pessoa ao meu redor, porque só o fato de lhe dar com alguém com essa doença já é triste, tenso e preocupante. As pessoas ao meu redor vivem sobressaltadas, sempre com medo que algo me aconteça e isso não me agrada nem um pouco, bem essas coceiras chegaram na minha cabeça, nos dedos e agora minhas unhas estão ficando roxas, meu paladar já não é o mesmo. A médica me pediu que eu evitasse o calor, como? Morando em Manaus 40 graus rsrs... Mas de todas as  reações talvez a pior seja mesmo a insônia, com ela vem irritação, estresse, mais indisposição, dor de cabeça e o pior de tudo, como não se dorme a noite, só resta assistir TV e quando não tem mais nada interessante na TV você desliga e tenta dormir e até que consiga, as horas passam e os pensamentos vão longe, penso no ontem, no hoje, no amanhã, me angustio, sinto medo, fico triste, de repente me vem esperança, força, fé, aí choro de novo, penso, penso, faço minhas orações, esvazio a mente, tento dormir e as vezes dá certo, mas se não dá, surge o desespero, o dia amanhece e simplesmente adormeço, só consigo acreditar que tem um propósito nisso, Deus tá me dando tempo pra pensar, pra me arrepender, pra consertar os erros do passado, pra perdoar pessoas, pedir perdão, pra fazer um propósito com Ele pra que eu me torne alguém melhor, pra que isso tudo que eu tou passando não seja em vão. Na verdade já não está sendo, aprendi a dar valor às pequenas coisas e as pessoas que estão aqui do meu lado, que sempre tiveram e eu não percebia porque não me sobrava tempo pra isso. 
Esse mês de setembro aconteceram coisas maravilhosas. Recebi um livro da Mari uma amiga do Rio de Janeiro que conheci através das redes sociais e tópicos sobre câncer, o portal Oncoguia me mandou um lenço lindo cheio de carinho, o banco de lenços de Flávia Flores também mandou um lenço lindo, teve meu aniversário dia 14/09 e minha família se reuniu pra fazer um almoço e diferente do ano passado, esse ano meu garoto tava aqui comigo completando minha alegria, eu nem lembrei que tou doente, foi um dia maravilhoso. Mamãe, meus irmão, sobrinhos, filhas, o Wagner e um punhado de amigos queridos que alegraram meu dia. Pela primeira vez não fiquei angustiada pré quimio, já que no dia seguinte tinha a terceira sessão pra fazer bem cedinho. O meu dia, o meu aniversário foi tão bom que nem lembrei de quimioterapia rsrs... 
Esses dois meses também senti falta de pessoas que "seriam" meus amigos ou "eram" meus amigos quando eu tava "saudável", os mesmos hoje não me convidam nem pra tomar um sorvete do Bob`s que é R$ 3,50, chorei muito um dia inteiro, porque percebi que eles não me enganaram, eu que me enganei achando que era cheia de amigos. Mas superei, lembrei que de quem eu realmente preciso é quem tá ao meu lado até hoje, sempre estiveram na alegria e na dificuldade. 
Em meio a isso tudo ainda tem a questão do cabelo, vivi aquela tensão do cai ou não cai, meu cabelo simplesmente não caiu. Minha medicação é forte, a tal quimio vermelha faria meu cabelo cair, assim como o de todas as guerreiras que conheço lá no CECON, mas meu cabelo tá aqui firme e forte, cai, cai, cai mas não acaba nem fica pouco. Algumas pessoas disseram que quando não cai com essa medicação é porque não tá sendo eficaz, então isso aumenta minha ansiedade pro resultado do PET SCAN. 
Gente, quando recebi o diagnóstico achei que ia morrer, senti por um segundo que tava morrendo, mas de repente Deus me deu um sopro de vida, renovei minha fé e hoje sinto que tou melhor, de repente posso até dizer que tou renascendo, uma nova pessoa, com outras prioridades, com outros propósitos, com outras vontades, com outra visão de tudo... na verdade estou em construção. Só espero no final de tudo ter aprendido, aprendido alguma coisa, simplesmente aprendido!
Esses altos e baixos são normais, o psicológico fica brincando com a minha cara rsrs, eu descobri que não preciso ser forte o tempo todo, uma coisa é uma virose a outra é câncer, convenhamos. Mas não gosto de ser vítima dessa doença. Eu vou levando, acho até que com alegria demais pra quem tá na corda bamba. Mas não tenho do que reclamar, Deus me colocou no colo e isso já me basta!

Enquanto isso tou por aqui, vivendo um dia de cada vez. Pedindo de Deus forças pra aguentar e tou aguentando.

Vou voltar por aqui pra contar como foi o resultado do PET SCAN. Espero que vocês torçam por mim, por que eu tou muito ansiosa. O resultado vai determinar se permaneço com essa medicação (o protocolo ABVD) ou mudo para uma medicação mais forte ou mais eficaz.

Obrigada a todos que torcem e oram por mim! Obrigada de verdade!




3 comentários :

  1. Oi Vana,

    Até ler o seu post eu achava que ABVD era uma quimio light, como eu não passo mal, achava que ninguém passava. Mas cada organismo é de um jeito mesmo.
    Mas por experiência própria, depois do PET, você vai ficar mais tranquila. Saber que esta respondendo bem ao tratamento, que vai ficar curada, vc irá suportar melhor o tratamento, se Deus quiser!!!! Forca e fé!!!!
    Me manda seu email, a gente conversa melhor sobre os efeitos colaterais. Eu tb sinto algumas coisas que vc relatou. Podemos trocar experiências!! Meu é deiamporto@gmail.com
    Bejoss e boa recuperação pós quimio!!!
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Torço tanto por vc!
    Vc carrega no olhar tanta delicadeza e seu sorriso é angelical. Tenha a certeza que a vitória é sua.
    Beijos e fique com Deus.
    Edna.

    ResponderExcluir